(43) 3422.6952
+

Chapéu: qual o modelo ideal para você?

By: | Tags: | Comments: 0

O chapéu é um dos mais antigos acessórios que acompanham a mulher. Ele serve para enfeitar a cabeça, mas também para protegê-la do frio e do sol. É um ótimo aliado para deixar o visual mais interessante.

“Estilo e personalidade”, são as duas palavras que a consultora de imagem pessoal e corporativa, Lilian Riskalla, utiliza para definir o que o chapéu acrescenta ao visual de uma mulher.

Tanto é verdade que muitas famosas e até as princesas e rainhas não deixam de usar o chapéu sempre que possível.

Onde pode e onde não pode usar

No entanto, o chapéu é um acessório que não se pode usar em todos os lugares. Por isso, é sempre bom se atentar aos lugares que você pode ou não adotar o acessório. Abaixo segue uma lista com os lugares para você usar e para não usar, segundo Lilian:

Onde usar:

Eventos de dia e ao ar livre como casamentos, almoços, festas beneficentes, chás
Festivais e shows que aconteçam de dia;
Passeios durante o dia em dias de frio ou ensolarados;
Praia;
Campo.

Onde não usar:

Na mesa para comer;
Locais fechados como teatro, cinema, shows;
Locais de trabalho, a não ser que seja um chapéu de segurança ou faça parte do uniforme;
Jantares ou outros eventos em ambientes fechados;
Na igreja e outros templos religiosos.
Tipos de chapéu: como usar cada modelo

Saiba quais são os modelos de chapéu mais usados e aprenda como inseri-los no look:

Chapéu Panamá

montagem-chapeu-5
O chapéu panamá, ao contrário do que o nome diz, não vem do Panamá, sua origem é equatoriana. O modelo é tradicionalmente claro com tramas fechadas feitas com a palha da planta Carludovica palmata.

Este é um chapéu que combina com o estilo de vida brasileiro e, por isso é tão popular por aqui. É ótimo para usar na praia e dá um toque de menina praiana quando adicionado a qualquer look. Se você quiser passar essa impressão, aposte no modelo. Para a consultora Lilian, esse é o modelo ideal para mulheres que tenham um estilo mais esportista, casual ou preppy.

Um look perfeito para se usar com o chapéu panamá é shorts jeans, camisa de tecido fina e bem colorida e uma rasteirinha.

Chapéu Fedora

montagem-chapeu-1

O modelo fedora é bem semelhante ao panamá, o que o distingue é ser feito de feltro. Surgido no início do século XX, era inicialmente muito usado pelos homens da época fazendo parte do traje masculino.

O chapéu fedora é ideal para fazer diversas combinações porque é um modelo bastante democrático e combina com muitos estilos. Quando usado, dá ao look um ar de sofisticação e deixa o look mais boêmio. Se você tem um estilo mais boho, esse é uma ótima escolha para você, segundo a consultora.

Combine o chapéu com calças e saias longas. Se quiser deixar o look mais diversificado, aposte em um vestido delicado.

Chapéu Coco

Originário do final do século XIX, o chapéu coco tem a copa mais redonda e as abas bem curvadas. Também é um chapéu utilizado muito pelos homens, principalmente em situações formais, logo após a Primeira Guerra Mundial.

O chapéu coco requer estilo para ser usado, mas se você quer criar um look mais despojado o modelo fica perfeito. Use em ocasiões como passeios, shows e festivais e deixe seu look, tanto o de inverno quanto o de verão, com uma cara mais grunge.

Para compor um look com o chapéu use peças pretas, mas se não quiser deixar o visual carregado, complemente com cores mais leves ou peças estampadas.

Chapéu Clochê

O mais romântico entre os modelos foi incansavelmente usado pela personagem Blair de Gossip Girl. Ele surgiu entre as décadas de 20 e 30 e era usado pelas mulheres mais independentes da época. O seu formato é semelhante ao sino e se caracteriza por ter as abas caídas.

Referência em qualquer guarda-roupa romântico, o chapéu clochê deve ser usado se você quiser deixar o seu visual com cara de menininha. A maioria dos modelos ainda acrescentam laços e cores delicadas para combinarem mais com esse estilo. Use em eventos noturnos que pedem um visual mais delicado.

Vestidos e peças delicadas ficam lindos com o chapéu. Se não quiser ficar com tanta cara de boneca, use roupas mais sensuais, como scarpin e casaco de couro.

Chapéu Floppy

Com abas grandes e copa bem arredondada, o chapéu floppy é romântico e despojado ao mesmo tempo. Muito usado pelos hippies nas décadas de 60 e 70, o modelo é o queridinho entre várias mulheres e super usado em festivais.

Seu clima hippie-chic, traz ao visual um toque de elegância. Ele é ótimo para climas mais quentes, basta saber escolher o modelo que irá usar. Também fica perfeito em looks para dias frios, com casacões e peças mais pesadas. O importante é combiná-lo de forma adequada e equilibrada no look.

Para compor um visual perfeito com ele, use-o com vestidões. Se estiver frio, aposte no chapéu junto com um casaco de pele falso.

Fonte: dicasdemulher