Passou o tempo em que o boné era apenas um acessório para proteger-se do sol. A tendência atual permite e em alguns casos até indica o uso do boné à noite, a depende do local e ocasião. Os modelos são os mais variados possível, sendo escolhido de acordo com o estilo de cada pessoa, ou ainda, conforme o visual que deseja montar. A regra geral é evitar o acessório em eventos ou com looks sociais. Além disso, evite os bonés promocionais, a não ser que esteja em um evento do seu trabalho.
Outra dica importante é evitar o uso de boné com os cabelos molhados ou com produtos como gel, cremes e pastas, pois além de não ser bom para o couro cabeludo, pode manchar o boné.
Em todo caso, o boné cai muito bem com camiseta e calça jeans, bermuda, colete, blusa de moletom e a depender do look desejado, até com um terno fica bem. Vale considerar o tipo de modelo ideal para cada rosto. Geralmente, os modelos mais arredondados e justos se adaptam bem em todo mundo, mas quem possui a cabeça um pouco maior deve evitá-los, uma vez que eles irão aumentá-la ainda mais.
Os modelos que são mais curtos nas laterais deixam a orelha mais aparente, podem dar um visual legal, exceto em quem possui orelhas grandes, que deve evitá-los sempre. Quem possui o rosto mais arredondado deve optar por modelos com abas retas, para dar um equilíbrio ao visual.
Alguns modelos são característicos de personalidades características, como por exemplo, os modelos com abas nas laterais que foram consagrados por skatistas e rappers, portanto só ficam bem nestes e em homens com atitudes mais urbanas. Os modelos que mais vêm sendo usados são os da Von Dutch, principalmente no meio artístico, vários famosos já foram flagrados com o acessório, que está se tornando uma tendência internacional.
Fonte:jlajes