O chapéu coco foi muito usado até o final dos anos no século XIX, após isso se restringia aos homens de negócios de londres e em situações super formais. Mas há quem goste e está procurando para uma festa fantasia ou mesmo usar em alguma ocasial específica.
Uma das maiores figuras do século passado sem dúvidas alguma foi Charlie Chaplin, ator, diretor, comediante, dançarino, humorista… ou seja um polivalente de mão cheia. O chapéu de Charlie Chaplin sempre presente em seus filmes, praticamente a cartola mais a bengala era sua marca registrada. Deixou saudade no coração de muita gente.
O chapéu-coco raramente é utilizado hoje em dia, mas na Bolívia parte da população feminina usa um traje típico no qual incluiu o derby como é chamado quando feito de feltro. Conhecidas como cholitas, o chapéu difere entre os outros pelo tecido e cor.
A sua forma original possui copa arredondada e com as abas super curvadas em toda sua volta. Todo sua extensão é bem dura.
Em 2009 alguns estilistas tentaram reviver o passado lançando em seus desfiles modelos com chapéus coco, mas não caiu no gosto da mulherada e nem masculino. Quem sabe com essa tendência vintage de resgatar moda passada ele volte algum dia