Já foi a época em que os bonés eram símbolo de meninos que curtiam rap, skate ou coisas do tipo. Hoje é muito comum ver homens dos mais variados estilos acrescentando o acessório aos mais diversos looks e não há nada de errado nisso, apenas é necessário um certo cuidado com a ocasião para não ficar muito despojado conforme a situação.
A verdade é que ao usar boné você acaba ficando com uma aparência mais jovem e casual, não tem jeito, o acessório dá um toque mais jovem ao look. Eu, por exemplo, quando coloquei e usei me senti com 15 anos de idade mas até que gostei rs.
É uma escolha muito pessoal e vai muito do estilo, se você gosta de usar não há problema algum, apenas indico que não use em qualquer lugar para não ficar “fora” como em situações mais formais e que exijam um visual mais sério. Alguns lugares também não permitem como na sala de aula, alguns restaurantes mais sofisticados e centros religiosos, isso já é questão de etiqueta mas é um cuidado que se deve ter quando se usa esse acessório (assim como chapéus também).
Se você quer começar a apostar sugiro que aposte em modelos em cores mais neutras como preto, azul marinho ou cinza. Assim o acessório não fica tão marcante e você não enjoa rápido, uma coisa que acontece com peças coloridas que usamos com muita frequência.
O tipo de look para acompanhar varia muito, desde um casual com bermuda até um mais elegante com casaco e calça escura. Não indico que use com roupas sociais, de qualquer tipo, se o acessório já dá um ar mais de “menino” em produções casuais quando combinado com roupas formais fica ainda mais gritante essa característica além de não combinar com a personalidade que a produção pede.
Outro detalhe importante é que os bonés casuais são diferentes daqueles esportivos e a principal característica é a aba que é reta, e não curvada como os recomendados para práticas esportivas, além do tecido que não deve ser furadinho, com lona nem nada do tipo.
Veja alguns looks de referência: