Um dos acessórios mais democráticos que existem, criado para proteger a cabeça e os olhos do sol, o boné teve suas primeiras versões no Antigo Egito. Não se pode precisar a época de seu aparecimento, mas nas tumbas dos faraós foram encontrados um xale e um “boné” de malha de 2.550 anos de idade.
Na França, boné era o nome do trabalhador que tecia as coberturas de malharia para a cabeça.
O boné em gomos ou partes costuradas, avô da modelagem atual, começou a ser utilizado por um açougueiro inglês por volta de 1.800. Daí pra frente ganhou maior utilidade e diversidade de modelos, cores e materiais. E mais do que isso, os bonés viraram moda, atitude, estilo. Mais do um simples acessório, o boné transformou-se em manifestação de identidade de algumas tribos, como os skatistas e rappers.
Bonés são extremamente versáteis: você pode usar os de aba reta para compor um look mais despojado ou então, os de aba curvada para uma produção mais fashion, com um blazer sobre uma camiseta, com uma calça saruel e um sapatênis.
Hoje, a marca top de bonés é a New Era, que possui uma tabela própria de tamanhos que ajudam na hora da compra. Seus bonés, em 2009, venderam em torno de 1,2 bihões de unidades no mundo, sendo que 120 milhões só no Brasil. A New Era Company foi fundada em 1920 por Ehrhardt Koch, em NY. No inicio, em 1934, a empresa iniciou sua longa historia de sucesso nos esportes, produzindo o primeiro boné da marca exclusivo para um time da MLB (Major League Baseball), o Creveland Indians. O boné que era produzido em 1954 foi remodelado e redesenhado e passou a se chamar 59Fifth, também conhecido como “Brooklyn Style” por ter sua aba reta um estilo próprio e em 1969 forneceu bonés para a tripulação da Apollo 11.
Voltando ao tema da matéria, antes de escolher um boné de aba reta ou curvada você precisa prestar atenção no formato do seu rosto. Se o seu rosto é muito fino, prefira a aba curvada, se é mais arredondado, a aba deve ser mais reta.
Já faz um tempo que os bonés de aba reta se tornaram uma verdadeira febre. Bem casuais, eles combinam perfeitamente com uma pegada mais skatista, rapper, street style, e peças mais largadas como regatas e bermudas. Seja aba reta ou curvada, escolha as cores que lhe favorecem e, por favor, mantenha o equilíbrio entre elas: cuidado para não parecer que tem um arco-íris na cabeça. Também fique atento ao tamanho, lembre-se que o boné precisa “encaixar” no seu rosto.
Boné vermelho fica bem com camiseta branca. Boné cinza e preto, a camiseta deve ser cinza ou branca. Você também pode usar um boné azul claro e branco com uma camisa xadrez também azul claro com uma sobreposição (camisa de gola V) branca.
Pode abusar do rosa ou roxo, desde que use camisas que combinem com o boné. Use com All Star e shorts, de preferência com um efeito ”rasgado”. Moletom, camisas xadrez ou camisas simples com cores vibrantes são ótimos para compor um look perfeito.
Uma questão importante, tanto para homens e mulheres, é se o uso diário do boné causa dano aos fios de cabelo. Lembre que, assim como qualquer parte da nossa pele, o couro cabeludo precisa respirar. Claro que a calvície não vai acontecer se a pessoa usar bonés, mesmo que o dia todo. A calvície é uma alteração genética, existe uma tendência de o indivíduo ficar calvo independente dos seus hábitos. Mas pode acontecer dos fios da frente da cabeça (na margem do couro cabeludo) ficarem mais escassos e finos quando o uso de acessórios forçar ou tracionar a raiz dos fios, mas no caso de bonés estes teriam que estar apertados e realmente “puxando” os fios para trás. Ao escolher um boné prefira os de tecido leve e de rendinha para facilitar a ventilação no couro cabeludo.
Fonte: murdoque